Powered By Blogger

terça-feira, 20 de maio de 2008

“Por que, Senhor, permaneceste em silêncio?”

“Por que, Senhor, permaneceste em silêncio?”

ESSA pergunta foi feita pelo Papa Bento XVI quando visitou o ex-campo de concentração em Auschwitz, Polônia, em 28 de maio de 2006.

No local onde os nazistas mataram centenas de milhares de judeus e outros, ele acrescentou: “Quantas perguntas surgem neste lugar! As perguntas surgem constantemente: Onde estava Deus naqueles dias? Por que ficou em silêncio? Como pôde permitir essa matança sem-fim, esse triunfo do mal? . . . Devemos continuar clamando de modo humilde, porém insistente, a Deus: Vamos! Não se esqueça da humanidade, suas criaturas!”
O discurso do papa originou fortes reações. Alguns perceberam omissões significativas, como ter deixado de mencionar o anti-semitismo que estava associado às atrocidades em Auschwitz.





Outros interpretaram suas palavras como uma tentativa de minimizar o pedido de perdão feito pelo Papa João Paulo II dos pecados cometidos pela Igreja. Um jornalista católico, Filippo Gentiloni, declarou: “Era somente natural que muitos comentaristas, ao serem confrontados com a difícil pergunta sobre onde estava Deus — uma pergunta sem resposta —, solicitassem, em contrapartida, resposta a uma pergunta mais fácil: Onde estava Pio XII?” Os comentaristas se referiam ao silêncio do Papa Pio XII durante o Holocausto.

Pio XII, não sei, mas os seus clérigos...estão em baixo á esquerda.


http://www.triangulosroxos.org.br/


O Holocausto e todos os outros genocídios cometidos em toda a história humana provam que “homem tem dominado homem para seu prejuízo”. (Eclesiastes 8:9) Além disso, o Criador do homem não se calou diante de tanto horror. Por meio das páginas da Bíblia, ele revelou os motivos que teve para permitir a maldade. Deus também nos assegurou de que não se esqueceu da humanidade. De fato, o período concedido por ele para que o homem governe a si mesmo logo acabará. (Jeremias 10:23)

Gostaria de saber mais sobre o propósito de Deus para nós?

As Testemunhas de Jeová ficarão felizes em ajudá-lo a ver a resposta da Bíblia às perguntas que deixaram perplexo o Papa Bento XVI.

Sem comentários: